sexta-feira, 30 de março de 2012

Curiosidades da Geometria


O matemático Thomas Muir e o físico James T. Thonson, independentemente, idealizaram a necessidade de se ter outra unidade angular, diferente do "grau". Escolheram como nome uma conbinação da expressão radial angle - o RADIANO. O termo apareceu impresso pela primeira vez em 1873 e a nova unidade se caracterizava pela expressão dos ângulos em função de "pi" . A razão de sua invenção está ligada a simplificação de certas fórmulas matemáticas e físicas.
Outra unidade pouco conhecida é o mil, usado pela Artilharia do Exército suíço em 1864. Foi adotado pela frança em 1879 e posteriormente pelo Exército dos Estados Unidos. Foi definido inicialmente como o ângulo que subentende uma jarda a distância de 1000 jardas e posteriormente como o ângulo central cujo arco é 0,001 da raio.
Topografia (do grego topos, “lugar”; graphein, “descrever”) significa a descrição exata e minuciosa de um lugar. A Topografia é a ciência que tem por objetivo determinar o posicionamento relativo, as dimensões e a área dos objetos (glebas, pontos, linhas e direções), considerando um plano local e tangente à superfície da Terra, segundo um ponto de referência definido por um sistema de eixos cartesianos.Uma representação topográfica (planta, carta, etc.) é uma projeção ortogonal dotada de todos os detalhes de uma superfície em estudo. Para obter essa representação o topógrafo mede, basicamente, distâncias e ângulos. As distâncias são medidas com trenas; para medir ângulos, ele dispõe de um aparelho chamado teodolito. O teodolito mede ângulos contidos num plano horizontal e num plano vertical. A figura básica usada em Topografia é o triângulo. Através de pontos convenientementes escolhidos, o topógrafo constrói uma malha de triângulos. Conhecendo algumas distâncias e ângulos, ele chega ao cálculo dos elementos desconhecidos (distância a pontos inacessíveis). Desta forma pode-se discutir: Quais são estas “relações” que envolvem ângulos e distâncias, ou seja, lados e ângulos de um triângulo? Por que a figura básica da Topografia é o triângulo?



Curiosidades Trigonométricas O matemático Thomas Muir e o físico James T. Thonson, independentemente, idealizaram a necessidade de se ter outra unidade angular, diferente do "grau". Escolheram como nome uma conbinação da expressão radial angle - o RADIANO. O termo apareceu impresso pela primeira vez em 1873 e a nova unidade se caracterizava pela expressão dos ângulos em função de "pi" . A razão de sua invenção está ligada a simplificação de certas fórmulas matemáticas e físicas. Outra unidade pouco conhecida é o mil, usado pela Artilharia do Exército suíço em 1864. Foi adotado pela frança em 1879 e posteriormente pelo Exército dos Estados Unidos. Foi definido inicialmente como o ângulo que subentende uma jarda a distância de 1000 jardas e posteriormente como o ângulo central cujo arco é 0,001 da raio. Topografia (do grego topos, “lugar”; graphein, “descrever”) significa a descrição exata e minuciosa de um lugar. A Topografia é a ciência que tem por objetivo determinar o posicionamento relativo, as dimensões e a área dos objetos (glebas, pontos, linhas e direções), considerando um plano local e tangente à superfície da Terra, segundo um ponto de referência definido por um sistema de eixos cartesianos.Uma representação topográfica (planta, carta, etc.) é uma projeção ortogonal dotada de todos os detalhes de uma superfície em estudo. Para obter essa representação o topógrafo mede, basicamente, distâncias e ângulos. As distâncias são medidas com trenas; para medir ângulos, ele dispõe de um aparelho chamado teodolito. O teodolito mede ângulos contidos num plano horizontal e num plano vertical. A figura básica usada em Topografia é o triângulo. Através de pontos convenientementes escolhidos, o topógrafo constrói uma malha de triângulos. Conhecendo algumas distâncias e ângulos, ele chega ao cálculo dos elementos desconhecidos (distância a pontos inacessíveis). Desta forma pode-se discutir: Quais são estas “relações” que envolvem ângulos e distâncias, ou seja, lados e ângulos de um triângulo? Por que a figura básica da Topografia é o triângulo?
Fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20090901173405AAoES8I

Nenhum comentário:

Postar um comentário